Teste hidrostático em
mangueiras de incêndio
Teste hidrostático em mangueiras de incêndio
De acordo com a Norma ABNT NBR 12779, toda mangueira de incêndio deve ser inspecionada a cada 6 meses e ser submetida a ensaio hidrostático / manutenção a cada 12 meses. Esses serviços requerem condições e equipamentos adequados e deverão ser realizados por empresa capacitada.
O usuário deverá manter em seu poder o certificado válido de inspeção e manutenção de suas mangueiras de incêndio, emitido pela empresa capacitada. Esse documento poderá ser exigido pelo Corpo de Bombeiros, Prefeitura, companhia de seguro ou outras autoridades.
A falta desse documento poderá acarretar a não indenização dos danos pela seguradora.
Como responsáveis pela proteção de vidas e patrimônios, o engenheiro, o técnico de segurança ou o síndico responderão por eventuais ações judiciais.
Inspeção
A inspeção deve verificar:
- Comprimento da mangueira: é de suma importância para garantir o alcance e a área de cobertura originalmente projetada. Após a inspeção, somente deverão retornar para uso as mangueiras que apresentarem comprimento até 3% inferior ao seu comprimento nominal.
Comprimento nominal (metros) | Comprimento mínimo (metros) |
15 | 14,55 |
20 | 19,40 |
25 | 24,25 |
30 | 29,10 |
- Desgaste por abrasão e/ou fios rompidos na carcaça têxtil, principalmente na região do vinco.
- Presença de manchas e/ou resíduos na superfície externa proveniente de contato com produtos químicos ou derivados de petróleo.
- Desprendimento do revestimento externo.
- Evidência de deslizamento das uniões em relação à mangueira.
- Dificuldades para acoplar o engate das uniões (os flanges de engate devem girar livremente).
NOTA – Recomenda-se que também seja verificada a dificuldade de acoplamento das uniões com o hidrante e com o esguicho da respectiva caixa/abrigo de mangueira. É permitido utilizar chave de mangueira para efetuar o acoplamento. Esta verificação pode ser feita pelo usuário.
- Deformações nas uniões provenientes de quedas, golpes ou arraste.
- Ausência de vedação de borracha nos engates das uniões ou vedação que apresente ressecamento, fendilhamento ou corte.
- Ausência de marcação conforme a ABNT NBR 11861.
Caso ocorram quaisquer irregularidades descritas acima, a mangueira deve ser encaminhada para manutenção.
Manutenção
A manutenção compreende as atividades de ensaio hidrostático, reparos, reempatação, limpeza e secagem. Esses serviços deverão ser realizados por empresa capacitada. Após o ensaio hidrostático, a mangueira deve retornar, preferencialmente, para o mesmo hidrante ou abrigo em que se encontrava antes do ensaio.
ALERTA AO USUÁRIO:
A norma ABNT NBR 11861 estabelece condições mínimas exigíveis para 2 tipos diferentes de mangueiras de combate a incêndio:
MANGUEIRA TIPO 1 - Local de uso: Edifícios de ocupação residencial
MANGUEIRA TIPO 2 - Local de uso: Edifícios comerciais e industriais ou Corpo de Bombeiros
O usuário deve estar atento quanto à aplicação correta das mangueiras tipos 1 e 2.
A mangueira tipo 1 é de uso exclusivo em edifícios residenciais. Portanto, não pode ser instalada em edifícios industriais, comerciais, prédios de escritórios, shopping centers, lojas, hospitais, cinemas, hotéis ou aeroportos.